Menu

Curso de Desenho Barra

O melhor curso para adultos e para candidatos ao THE

header photo

Blog do Curso

Por que é tão difícil passar de "desmotivado" para "motivado"

A grande religião do século XXI é o Empreendedorismo. Eu não acho isso ruim, não! Eu acho que a gente tem mesmo que saber como impulsionar nossa carreira de maneira independente do governo, da crise, de patrocínios. Só que com esta nova religião chegaram novos dogmas - e é claro, novos pecados! 

Chegando aqui mais para nossa área, uma das coisas mais importantes para os artistas modernos - não os da "arte moderna", mas os que consideram colocar sua arte em jogos eletrônicos e usam a internet como meio de exposição. - é a produtividade. Faz muito tempo que acabou aquela ideia romântica de que a musa vai te visitar periodicamente e você vai transmitir a arte dos deuses em sua obra. Não! É preciso disciplina, é preciso periodicidade, é preciso compromisso.

É essa parte que me dá mais raiva e eu desconfio que dê raiva em muito mais gente por aí. Disciplina, periodicidade, compromisso são coisas típicas de trabalhos chatos que não têm muito a ver com pessoas que trabalham com Criatividade. Como é que você vai colocar um horário na Criatividade?! Ela não é a musa? Ela não vem por vontade própria? Ora, está aqui no parágrafo anterior. Esse tempo acabou. A Criatividade chega DEPOIS que você sentou para trabalhar e colocou seu ofício em prática.

Mas por que é tão difícil? Sentar para carimbar documentos é uma coisa, mas sentar para desenhar ambientes, personagens, indumentárias e conceitos em geral é uma coisa muito complicada. Ela vai exigir prática constante. A verdade é uma só: você só vai conseguir ser produtivo se você tiver uma prática bem estruturada, exercícios que já são uma segunda natureza para você e destreza o bastante para produzir, pelo menos uma solução mediana para os problemas que necessitam da bendita Criatividade. 

O X da questão é justamente esse: como arrumar forças para sentar e produzir quando existem contas para pagar, crianças para cuidar, louça para lavar, matéria para estudar... Nem todo mundo pode viver só de arte desde o começo! É preciso um nível de MOTIVAÇÃO para você colocar tudo de lado, sentar e desenhar todo dia e criar seu vocabulário de soluções para as imagens que você vai produzir. Para mim isso é um problemão. Eu confesso que minha zona de conforto está me matando! Estou há meses atrasada com meus vídeos, tenho milhões de ilustrações paradas na metade e juro para mim mesma que vou terminar a apostila que nem comecei ainda este mês. Quando eu finalmente presto atenção no que estou fazendo, estou entretida no Facebook, viajando no YouTube ou resolvendo problemas das minhas aulas, que são meu ganha-pão e têm prioridade sobre a minha produção online. Afinal de contas os alunos estão fisicamente aqui! Eles olham para a minha cara e perguntam: "Qual é? Como é que você vai me fazer desenhar hoje?".

 Eu falei lá em cima do surgimento da religião do Empreendedorismo. Com ele surgiram novos dogmas, novos pecados e novos evangelhos também. Lá fui eu procurar uma "bíblia" para me ajudar. Uma das literaturas mais antigas dessa nova religião são "evangelhos" falando sobre a Lei da Atração. Foi lá que eu fui buscar salvação para os meus pecados.

Não há dúvida que o Playstation, YouTube, Facebook e Instagram são capetas modernos, ladrões de tempo que nos tiram da nossa obra divina de produzir sempre mais e cumprir nossa Missão. Como todo capeta eles têm paradoxos também! Não é justamente através das mídias sociais que nós colocamos nosso trabalho no mundo?! Não dá para evitar esses pecados. O problema está justamente no exagero: comer não é pecado, mas a Gula é! Descansar não é pecado, mas Preguiça é! Eu leio o "evangelho" do Segredo, da Lei da Atração, dos muitos "Impulsione Sua Vida" que existem por aí. Os evangelhos da auto-ajuda. Aí chega um novo "pastor" e me solta a descoberta do século: "DESCUBRA SUA PAIXÃO". 

JURA, CREUZA?!?!?!? Eu já sei qual é a minha paixão! Meu problema é sentar e vivê-la plenamente! "SEPARE TEMPO PARA SUA PAIXÃO". Tá, bonitinho! Eu sento e nada acontece! E agora!? "TENHA DISCIPLINA"! Isso é como conversar com Buda!!! O novo pastor estaria me ajudando do mesmo jeito se me dissesse: "ACHE UMA SOLUÇÃO PARA SEU PROBLEMA"! Aí começam os dogmas típicos do Segredo: seja positivo, use positivismo, pense positivo.

Eu fico imaginando se, como eu, você já leu esses livros e viu mais casos de pessoas que foram bem sucedidas no uso do Segredo, mas observa tudo como aquela gordinha que entra na loja com as roupas da última moda, todas desenhadas para o manequim 38. Eu tento colocar tudo em prática, mas tem muita poluição no meio do caminho.

Acontece que, assim como acontece com a Bíblia de verdade, não dá para ler as passagens fora do contexto, sem saber de onde vieram ou sem ler os outros livros relacionados àquele que você está lendo. Eu achei algo que falou mais fundo para mim, não por meio de um texto, mas - ora que surpresa! - por meio de uma imagem. A escala emocional de Abraham-Hicks deu um estalo na minha cabeça! Ora, infelizmente eu sofro de Depressão - como um monte de gente que produz arte. Só que para mim (e para qualquer um!) é difícil passar lá do final da escala de emoções para o topo da escala - lá em cima onde a paixão fica, logo antes da alegria e do amor. Por um momento eu me senti horrível vendo que estou abaixo da Raiva, Vingança, Inveja e todas essas emoções horrorosas de pessoas horrorosas. Mas foi aí que meu fanatismo religioso teve que dar um tempo: emoções não são boas ou ruins. Elas acontecem! O que fazemos com elas é que vai determinar se nossas escolhas vão ser positivas ou negativas. Antes de chegar ao Contentamento, eu preciso sentir um pouco de Culpa por não estar produzindo, sentir um pouco de ciúmes de quem produz, ter um pouquinho de Raiva dessa pessoa ou de mim mesma, ou das circunstâncias que me deixam para baixo. A partir do momento em que eu paro de me vitimizar e colocar a culpa em qualquer outro componente que não seja meu próprio esforço, tudo é lucro! Eu vou ter Preocupação com minha evolução - o que isso significa para minha carreira, minha vida financeira, minha evolução como pessoa, vou ter Dúvidas se é essa a minha paixão mesmo ou se eu realmente consigo produzir algo bom. Eu preciso aguentar a Frustração e o Desapontamento que vem quando o trabalho não fica do jeito que eu quero. Eu vou achar que as pressões são demais para mim, vou sentir o Esmagamento que é tentar corresponder às expectativas que eu coloco para mim. Vou passar um tempo sentindo Pessimismo e achando que nunca vou conseguir e me entregar ao Tédio. Vou para minha zona de conforto e lá fico nos meus desenhinhos de  sempre. São eles que vão me salvar, porque eu acabei de passar para o lado de cima quando eu sinto CONTENTAMENTO no que eu faço!

Agora o papo é outro! Se eu conseguir ter Esperança e ser Otimista sabendo que através do trabalho duro eu vou conseguir meus objetivos eu passo a ACREDITAR em mim mesma e ter FÉ. Para mim esse é um salto enorme e difícil! O Entusiasmo só consegue se firmar no solo da FÉ! Entusiasmo é um troço tão sério que - veja bem: seu significado é "gerar energia em si mesmo". Você não precisa de fontes externas, você FAZ SUA ENERGIA! AÍ É QUE VEM A PAIXÃO que o novo "pastor" estava falando lá atrás!!! Aquela que você tinha que tirar da cartola num momento em que você não via nada de bom em si mesmo para continuar tentando! DEPOIS da Paixão é que temos a Alegria, Liberdade, Empoderamento e algo que Abraham-Hicks não botou na lista, mas eu acho que precisa ser o objetivo de qualquer um que queira ser melhor na vida: Sabedoria! Veja bem que o Conhecimento está lá. Sabedoria não é a mesma coisa, mas é uma parente próxima - talvez a filha do Conhecimento com a Humildade. É a Sabedoria a CHAVE para a DISCIPLINA!

Agora chegamos onde queríamos. Veja como o caminho foi tudo menos simples: a Disciplina estava lá longe! Até depois da Paixão. É possível ter Paixão por algo e não se comprometer em sentar todo dia para viver sua Paixão. Com Sabedoria você compreende que é a Disciplina que vai manter sua Paixão viva. Há que se forçar a vontade, há que se acordar mais cedo e visualizar o ganho que está te esperando. Se você não tem uma IMAGEM desse ganho, levantar da cama vai ser muito complicado. Sem galgar as emoções mais "pesadas" não dá para chegar no topo. E existe um porém! Não é uma viagem constante. Nós damos vários passos para cima e para baixo também. A escala é uma ladeira difícil de subir quando estamos na base. E NÃO TEM NADA DE ERRADO EM SE ESTAR NA BASE. Muitas vezes estamos lá em cima na nossa vida profissional e lá embaixo na vida amorosa. Com nossas amizades estamos cheios de positivismo, lá no Entusiasmo e com nossa vida pessoal estamos na bagunça do quarto, totalmente desmotivados. 

Para mim foi importante achar um caminho, uma "escada" para subir. Por muito tempo eu perguntei onde estava a minha Paixão. Como eu acharia minha Missão na vida? Os Novos Inquisidores estão cheios de frases feitas para mim. Marco Bucci escreve em seu livro sobre Criatividade que "cada momento que você passa sem contribuir para sua Paixão é um momento perdido!". Jura?! Ele nunca jogou Resident Evil 4?! Candy Crush?! Esses jogos são um barato! E se minha Paixão é Ilustração, mas eu acho que devo aprender Francês? Estou me perdendo também! Tem dó, Marco Bucci! Tem dó você e todos os outros Inquisidores. Minha relação com a divindade da minha Arte é uma coisa minha! Eu vou achar meu próprio caminho do meu jeito e fazer o que é melhor para mim.

Outro livro de auto-ajuda que eu olhei é um sucesso estrondoso: "A Sutil Arte de Ligar o PHO#@-$E". É um livro que fala basicamente sobre colocar prioridades. Se você tem uma Paixão, mas também tem uma vovozinha doente, um telhado faltando telha, um bebezinho em casa, sua Paixão vai ter que chegar para lá, poxa! Bom, a escolha é sua! A função da sua Arte não é transformar o mundo. Isso pode até acontecer. Mas a função primordial é transformar VOCÊ. Sua Paixão está a SEU SERVIÇO e não o contrário. 

Essa é uma escala difícil de subir e fácil de descer. Cada passinho é uma vitória - não importa em que lugar da escala você esteja.

Bom... Lá vou eu para minha escalada.

 

 

Pesquisar nos posts

Arquivo

Comentários

There are currently no blog comments.