Menu

Curso de Desenho Barra

Atinja a excelência no seu próprio ritmo

header photo

Desenho Artístico

Desenhar é um ofício, não um dom.

Lídio Bandeira de Mello, um grande artista e professor diz que quem não desenha não tem noção de forma. Para algumas pessoas existe a noção de que desenhar é uma graça divina que é concedida para apenas alguns escolhidos e quem não tem esse dom divino não deve nem tentar se aventurar em terras reservadas a seres humanos com sabedoria e intuição mais elevadas do que os reles humanos. Mas vamos botar a cabeça para pensar:

Existem pessoas que têm o dom da culinária. Gostam muito, sabem muito e têm um estilo todo especial. Não adianta seguir a receita direitinho como ele ensinou: o prato só fica especial quando AQUELA pessoa faz. O prato só fica especial... Porém, quando seguimos a receita direitinho o prato deve ficar pelo menos tragável! A não ser que quem ensina seja igual minha mãe ensinando a fazer arroz: "bota um tantinho", "é só um pouquinho de óleo, mas pouca coisa mesmo", "uma pitadinha", "um punhado"... Eu passei um bom tempo da minha vida adulta acreditando que não sabia cozinhar!!!

Não adianta. Para pessoas como eu tem que existir uma receita que diga: "Para 500 gramas de arroz usa-se uma colher de sopa de óleo, 50 gramas de alho picado, 200 gramas de cebola... (como exemplo, tá bem? Eu não lembro quanto de alho, óleo, cebola ou sal tenho que colocar a não ser que esteja na cozinha!)". Mesmo assim eu tenho que prestar atenção na ordem dos ingredientes. Eu era assim na Escola de Belas Artes também.

"Solta a mão", "deixe a imaginação fluir", "sinta qual a área do desenho que está pedindo um elemento". Eu NUNCA fui esse tipo de aluna! Para soltar a mão eu preciso que alguém me ensine COMO soltar a mão. Como consigo um traço dessa maneira ou daquela. E se o aluno está começando a aprender a desenhar, como ele vai saber que traço ele quer, qual o resultado que pode alcançar, o que fazer?

Existe uma TÉCNICA para desenhar. Existe também a PRÁTICA que é importantíssima! Claro que aqui eu estou lidando com alunos que querem um curso personalizado. Se uma pessoa quer anatomia antes de saber perspectiva - ou se nem quer aprender perspectiva - minha função é ensinar ao aluno o que ele quer aprender e, se ele deixar, mostrar como aprender outros elementos vai ajudá-lo em sua jornada.

Sim, o curso é profissionalizante, mas não há motivo para não ser uma tremenda diversão. Imagine conseguir colocar no papel aquilo que você imaginou, sem precisar da ajuda de ninguém. Imagine ter a destreza de fazer um desenho parecer tridimensional em um papel, que só oferece duas dimensões. Imagine finalmente ter a noção de FORMA. É como saber escrever. Uma imagem pode não valer mais que mil palavras - eu gosto das palavras, elas também valem muito! Mas uma imagem pode poupar umas mil palavras - se não exatamente mil, umas duzentas, pelo menos, ela poupa.
 

Endereço:

O Curso de Desenho Barra fica localizado no Condomínio Barra Bali, entre os bairros da Barra da Tijuca e do Recreio, no Rio de Janeiro, RJ. (Próximo ao Shopping Barra World).

Telefones:
(21) 3687-8243
(21) 972391902
(horário comercial)

e-mail:
cursos@oficinadedesenho.com

Um curso que oferece atendimento personalizado para quem quer atingir a excelência na profissão.