Menu

Curso de Desenho Barra

Atinja a excelência no seu próprio ritmo

header photo

Sobre o Curso:

Olhe bem para a cara dessa gordinha. Pois é ela quem vai dar as aulas. Essa sou eu, Patrícia Balan. Me formei em Gravura pela UFRJ em 1994 e tenho dado aulas e estudado por conta própria desde então.

Eu sempre me incomodei pelo fato do desenho tradicional e a prática das técnicas estarem perdendo lugar para algo muito lúdico e muito subjetivo. Nada de errado com isso. Eu acho que deveria haver espaço para tudo - e o espaço do desenho tradicional, tratado como ofício, feito com disciplina e técnicas específicas está desaparecendo. Correção: desaparecendo no Brasil. Basta ver o nível da arte dos jogos, a maioria deles com artistas conceituais orientais, para ver que a arte tradicional sempre vai achar seu nicho.

Muitas pessoas acreditam que esse é o resultado da Pintura Digital, mas a verdade é que há muito conhecimento de anatomia, perspectiva e composição que não pode ser simulado em um computador. O conhecimento destes artistas é real. Se eles conseguem, nós podemos conseguir também.

Meu método valoriza as bases do desenho tradicional e tenho a firme convicção de que TODOS são capazes de aprender a desenhar, e não somente pessoas que têm o "dom".

O Curso de Desenho Barra é indicado para pessoas interessadas em aprender desenho desde seus fundamentos. Mesmo para as pessoas que já têm experiência na área, é muito comum que as bases do desenho sejam esquecidas no ensino tradicional. Como meu atendimento é personalizado posso garantir que você terá um curso pronto a atender exatamente o que você precisa. 

 

  • Para quem ama arte clássica e quer desenhar como os grandes mestres:

Claro que desenhar como mestres não é para quem quer, mas para quem pode! Porém, você pode seguir os passos que os mestres seguiram, conseguir fazer desenhos com anatomia e perspectiva corretas - os chamados "desenhos realistas". Desenhos podem ser muito mais do que realistas, podem ter estilo - podem mostrar a SUA realidade. Para quem aprende as técnicas, não há limite para a imaginação.

 

  • Para candidatos que irão prestar o Teste de Habilidade Específica:

Eu tenho um método prático e eficiente para ensinar os elementos essenciais para fazer qualquer prova com sucesso. O segredo é saber trabalhar a estrutura do desenho, praticar conhecimentos chave para o teste que o aluno irá prestar e viabilizar uma execução rápida dos trabalhos para que o aluno tenha certeza que conseguirá terminar o teste em tempo hábil. Para isso peço um período mínimo de seis meses para preparar o aluno adequadamente.

 

  • Para pessoas que precisam trabalhar estresse, depressão ou fazer uma terapia ocupacional:

Desenhar costumava ser um conhecimento comum, como tocar um instrumento ou praticar um esporte. Hoje as pessoas vivem para apresentar bons resultados - mas esquecemos que para apresentar tais resultados precisamos exercitar o corpo e a mente. Quem não desenha não tem noção de forma, espaço e composição. Existem soluções que nosso cérebro só pratica quando é estimulado a dar forma ao que foi imaginado. Por isso os momentos ociosos parecem trabalhar contra nós e nossos pensamentos se perdem em preocupações quando poderiam estar voltados para criar imagens que ganharão vida com um pouco de prática e disciplina.

 

  • Para profissionais que precisam apresentar muito mais do que um diploma - precisam de um portfólio competitivo e têm que executar desenhos rapidamente:

É importante ter uma educação tradicional. Ter um diploma também é importante. Infelizmente isso não é mais o bastante para garantir uma vaga no mercado de trabalho. Existem conhecimentos que só são passados em cursos direcionados. Em uma faculdade o aluno estuda durante seis meses uma matéria que precisa ser aprofundada por toda sua vida - mas ele não tem tempo disponível para fazer isso, pois no próximo semestre ele precisa estudar outras matérias essenciais que serão apresentadas em apenas seis meses. O Curso de Desenho Barra não se preocupa apenas em ensinar desenho, mas em ensinar como APRENDER a desenhar. Aqui há uma vasta biblioteca com títulos essenciais e me mantenho sempre atualizada sobre quais artistas estão influenciando o mercado. Saber desenhar é importante, mas tão importante quanto saber desenhar é saber a direção na qual queremos evoluir.

 

  • Para profissionais que querem independência para realizar seus próprios projetos ou precisam de conhecimento em desenho para delegar trabalhos com mais eficiência:

Muitas vezes nos tornamos dependentes demais de outros profissionais por não saber as bases mínimas do desenho. É como a dona de casa que precisa saber cozinhar para explicar à cozinheira exatamente como preparar a comida. Existem profissionais especializados na finalização de projetos, mas é preciso dar as diretrizes básicas para a execução do trabalho. Só é possível fazer isso com um conhecimento básico de desenho.

 

Endereço:

O Curso de Desenho Barra fica localizado no Condomínio Barra Bali, entre os bairros da Barra da Tijuca e do Recreio, no Rio de Janeiro, RJ. (Próximo ao Shopping Barra World).

Telefones:
(21) 3687-8243
(21) 972391902
(horário comercial)

e-mail:
cursos@oficinadedesenho.com

Um curso que oferece atendimento personalizado para quem quer atingir a excelência na profissão.



Depoimento: